cloud computing

Armazenamento de dados na nuvem: protegendo informações no ambiente híbrido

Se tem uma área da tecnologia da informação que vem passando por um processo disruptivo é a de armazenamento de dados.

Até pouco tempo atrás, os servidores legados eram as principais opções do mundo corporativo para armazenarem as informações da empresa. Com o conceito de virtualização, começou-se o processo de migração para os servidores virtualizados, que já estão evoluindo para o modelo de cloud computing.

O armazenamento de dados na nuvem é uma saída encontrada pelas companhias principalmente em decorrência da enorme quantidade de informações que são geradas constantemente (além da flexibilidade, aumento da disponibilidade e redução do custo com espaço físico).

protecao-dados-conscientizacao

Na tentativa de buscar um equilíbrio no orçamento e uma solução que garanta a segurança dos dados corporativos, cada vez mais as empresas estão optando pela nuvem híbrida.

Ambiente híbrido

A nuvem híbrida (ou hybrid cloud, como também é conhecida) combina o armazenamento de dados em ambiente público (como Google, Azure, Amazon, entre outros) e privado (data centers).

Uma importante vantagem desse modelo é que os dois ambientes funcionam de maneira independente e se conectam entre si quando necessário.

E por que isso é importante?

Para garantir a segurança de dados. Dessa forma, as informações e aplicativos que necessitam de segurança ou mais privacidade ficam hospedadas no ambiente privado enquanto os dados e os sistemas que precisam ter parte de suas informações expostas, como é o caso de um aplicativo móvel, por exemplo, podem utilizar o ambiente de nuvem público.

A segurança da informação, sem dúvida, é o principal objetivo da opção pela nuvem híbrida, já que a empresa pode preservar as informações do acesso público.

Além disso, a disponibilidade e performance das aplicações é outra vantagem valiosa. Afinal, ao utilizar parte do seu ambiente em nuvem e em uma infraestrutura privada, as conexões não precisam passar pela internet, o que deixa a conectividade muito mais rápida.

Mas atenção: para aumentar a proteção dos dados na nuvem é importante sempre gerar cópia das informações e optar por soluções de armazenamento que garantam duas ou três cópias em data centers diversos, além de considerar o uso da criptografia.

Busque um parceiro especializado em segurança digital para garantir a proteção dos dados da sua empresa.  

Categorias

Veja outras publicações

Menu