Como proteger o roteador de sua casa

Como proteger o roteador de sua casa

Muitas casas hoje em dia têm dispositivos inteligentes conectados que facilitam muito a vida. Sejam eles câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes ou outros sistemas inteligentes ativados, os dispositivos incorporados, não vêm sem riscos que podem comprometer sua privacidade. Muitos usuários se perguntam por que seus dispositivos da rede doméstica estão, muitas vezes, cheios de problemas de segurança. Os donos da casa podem não ser os únicos com exclusivo acesso a seus sistemas, pois os cibercriminosos também podem acessá-los. Em muitos casos, a falta de mecanismos apropriados de segurança podem facilitar para grupos maliciosos se apossarem das credenciais dos usuários e acessarem interfaces da Web e móveis. Em 2014, o Shellshock afetou muitos dispositivos, inclusive computadores, roteadores e até lâmpadas inteligentes executadas no SO Linux.

Como os cibercriminosos atacam as redes domésticas?

Roteadores são a primeira linha de defesa contra hackers, tornando-os os alvos ideais como ponto de entrada na rede. Uma vez que ganham o acesso ao seu roteador, podem monitorar e adulterar seus dispositivos e atividades online. Mas, infelizmente, apenas alguns usuários percebem que os roteadores são praticamente vulneráveis já que são o único ponto de sua casa que está diretamente exposto a Internet. Ele também funciona como um firewall que protege outros dispositivos contra conexões de entrada não autorizadas.

Em alguns casos, os roteadores têm bugs de firmware que parecem ser obscuros ou menores. Porém, essas falhas são exatamente as coisas que dão aos hackers espaço suficiente para explorar os sistemas e obter acesso.

Como proteger seu roteador doméstico

Existem algumas coisas que você pode fazer já para reforçar a segurança de seu roteador doméstico. Para impedir ou minimizar ataques, essas são dicas básicas que você pode seguir:

Mude as configurações administrativas padrão – privilégios e senhas de administrador são as primeiras coisas que um agressor tentará quebrar.

Feche a rede e use criptografia –a maioria dos proprietários da casa deixam seus Wi-Fi visíveis para qualquer um dentro de seu raio de alcance. Melhore a segurança da rede abrindo a tela de configuração do roteador e ativando ou WEP ou WPA e depois, digite uma frase senha para gerar as chaves de criptografia. Garanta que sua criptografia tenha a configuração apropriada e implementação de protocolos de segurança.

Desabilite recursos relacionados ao acesso remoto – isso essencialmente permite que você gerencie remotamente e use o FTP quando não está em casa. Porém, pode expor as interfaces de gerenciamento. Se você precisar ligá-lo, certifique-se de usar HTTPS para gerenciamento remoto e use as restrições adequadas.

Atualize seu firmware regularmente – como mencionado acima, vulnerabilidades e bugs sem verificação deixam seu roteador aberto a explorações. Para impedir que isso aconteça, garanta que seu firmware é atual e esteja atualizado. Os passos para atualizar um roteador variam dependendo do modelo, mas você pode verificar no painel de controle do roteador.

Ative o firewall do seu roteador – Embora essa configuração esteja normalmente ativada por padrão, garanta que esteja ativada para adicionar uma camada a mais de segurança a sua rede.

Publicado originalmente Trend Micro US.

Category: Cibersegurança

Categorias

Veja outras publicações

Menu