Oito maneiras para garantir uma compra online segura

Oito maneiras para garantir uma compra online segura

A temporada de compras está chegando e você deve estar querendo fazer suas compras de maneira rápida e fácil, comprando online. Apesar das regalias – que incluem uma remessa rápida (e,às vezes, grátis) e a economia de tempo, esforço e dinheiro – tornarem essa opção ideal, há sua parcela de desvantagens. Comprar online pode ser uma aposta, com tamanhos errados, descrições enganosas de produtos ou problemas de pagamento. Também vem com ameaças mais graves, desde cibercriminosos a golpistas online querendo suas informações pessoais ou dinheiro.  

Compra online segura: com o que tomar cuidado ao realizar transações online

O setor de e-commerce ainda está crescendo a medida que mais usuários procuram sites que atendem a diferentes nichos. À medida que o setor cresce, os cibercriminosos continuamente encontram maneiras para se aproveitarem de usuários desavisados ou processos inseguros. Com isso dito, simplesmente ficar atento às ameaças online mais comuns podem ajudar a garantir que as compras online sejam mais seguras. Essas são algumas das ameaças na web básicas que você precisa saber:

  • Spam/lixo eletrônico – todos nós encontramos essas ameaças aparentemente inofensivas quase todos os dias. Spam/lixo eletrônico podem parecer bases irritantes na sua caixa de entrada, mas podem conter links arriscados que podem levá-lo a baixar malware.
  • Phishing – esse é um método que envolve o uso de email, mensagens instantâneas, postagens na mídia social, sites falsos e até chamadas telefônicas para roubar informações. Tentativas de phishing são feitas para parecer legítimas, mas na realidade, são usadas para enganar os usuários para que divulguem informações pessoais ou credenciais de login.
  • Adware – esses vêm em forma de pop-ups ou links da Web que enviam anúncios sem sua permissão. Apesar de não ser inerentemente prejudicial, o adware pode exibir anúncios altamente direcionados baseados nos dados coletados por spyware. Basicamente, eles são feitos para rastrear seus hábitos de navegação na web.

Apesar de que você provavelmente irá se deparar com essas ameaças comuns em algum momento, ainda existem algumas medidas úteis e eficazes que você pode tomar. Siga esses passos para salvaguardar a segurança e a privacidade de suas compras online:

  1. Conecte-se a uma rede segura – evite usar um Wi-Fi aberto ou público Há uma chance maior dos agressores interceptarem sua conexão, obtendo acesso a detalhes como senhas e nomes de usuários.
  2. Sites favoritos – para evitar digitar em um endereço errado, sempre marque seus sites de compras de confiança.
  3. Evite abrir emails e links incomuns – para um olho destreinado, distinguir um email válido de um falso pode ser um pouco difícil. Se quiser ter certeza, tome cuidado com assuntos ultrajantes que chegam como “ofertas” que parecem boas demais para ser verdade. Se ainda não tiver certeza, cheque novamente em um site oficial.
  4. Pense antes de clicar – como mencionado acima, anúncios podem ser mais do que apenas pop-ups irritantes. Cuidados com os anúncios de sites que você acessa, inclusive sites de mídia social, pois anúncios maliciosos podem ser feitos sob medida para forçar um clique que pode infectar seu sistema com malware.
  5. Patches de segurança e atualizações dos navegadores – manter seus navegadores e aplicações atualizados pode diminuir o risco de vulnerabilidades que podem ser exploradas.
  6. Leia seu EULA (acordo de licença de usuário final) – essa é uma boa prática de segurança que a maioria dos usuários não considera por pura preguiça. Mas se você quer reforçar sua segurança e evitar problemas de segurança indesejados, seu EULA o informará o que você está aceitando. Editores de software deveriam informá-lo se o aplicativo ou serviço monitora suas atividades online, ou se dão suas informações para outras pessoas.
  7. Certifique-se de que a verificação do pedido é criptografadahackers podem facilmente explorar vulnerabilidades para obter detalhes pessoais como suas senhas ou outras informações. Se for comprar online, faça as compras em sites que usam formas de pagamento criptografadas.
  8. Acompanhe seus extratos bancários ou de cartão de crédito – para garantir que nenhuma cobrança fraudulenta está sendo feita em suas contas e verifique seus extratos regularmente em busca de quaisquer transações não verificadas.

Categorias

Veja outras publicações

Menu