Oracle finalmente acaba com o plugin Java para navegadores

O muito explorado plugin Java para navegadores está finalmente em vias de descansar. Segundo a Oracle, o plugin será rejeitado no próximo lançamento do Java versão 9 – que está atualmente disponível em uma fase beta inicial.

O plugin Java têm sido fonte de muitas falhas de segurança e problemas de malware. A Oracle, que adquiriu o Java como parte de sua compra da Sun Microsystems, em 2010, reconheceu o impacto que o plugin Java teve na segurança e se comprometeu a “enviar a segurança” no estilo da Microsoft. Porém, o número de incidentes ao longo dos anos mostrou como as versões mais antigas do Java podem ser larga e pesadamente exploradas por agressores. Levando tudo em conta, esses acontecimentos nos dizem que o ambiente de ameaças para o Java aumentaram significativamente de maneiras que não foram simples de resolver.

A fama repentina do Java há 20 anos começou com a introdução de miniaplicativos que permitiam um desenvolvimento mais rico de funcionalidades através de um plugin no navegador em um tempo em que os recursos de navegador eram limitados. Conforme o Java evolui se tornando uma das principais plataformas de desenvolvimento, o mesmo aconteceu com os hosts dos miniaplicativos – os navegadores. Isso, no fim, levou os navegadores a restringir os padrões baseados no suporte ao plugin de seus produtos. No final de 2015, os fornecedores de navegadores como a Microsoft e o Google terminaram o suporte aos miniapliativos Java para o Edge e o Chrome.

O desaparecimento da tecnologia do plugin Java acontecerá em um futuro lançamento do Java (a ser definido). A Oracle alerta as empresas que ainda dependem do plugin Java no navegador que essa será a chamada final para migrar do plugin.

Categorias

Veja outras publicações

Menu