SuperVia ultrapassa ameaças cibernéticas protegendo sistemas legados e melhorando a compliance em 100%

VISÃO GERAL

Fundada em 1998, a SuperVia é uma empresa brasileira privada que opera serviços ferroviários metropolitanos do Rio de Janeiro. Em 2010, a empresa foi comprada pela Odebrecht TransPort, focada em mobilidade urbana, concessões rodoviárias, sistemas logísticos integrados e aeroportos.

Com uma rede que inclui uma linha ferroviária de 270 km e 102 estações em 12 cidades, a SuperVia transporta uma média de 600 mil passageiros por dia. Os 2.500 funcionários da empresa são distribuídos em três instalações diferentes, com um ambiente de TI que inclui 700 estações de trabalho, um centro de dados central com 200 servidores e também sistemas e aplicativos legados.

DESAFIOS

Para a SuperVia, manter seu ambiente de TI protegido contra ameaças cibernéticas representa um complexo desafio, pois a empresa tem sistemas, servidores e aplicativos especializados para modal ferroviário , e precisa lidar com um crescente número de vulnerabilidades — e proteger essa tecnologia em obsolescência dos exploits modernos pode ser complexo e demandar muitos recursos. “Apesar de termos vários aplicativos mais antigos, como Java e Windows Server, mas precisamos garantir a segurança nossos sistemas e dados”, disse Gilberto Sousa, CIO da SuperVia.

Além de proteger seus sistemas legados, a SuperVia tem informações vitais que precisa proteger, incluindo informações financeiras, contratos e até mesmo fotos e conteúdo de vídeos coletados das câmeras nas suas estações ferroviárias. Para se defender contra os ataques de ransomware e atender aos regulamentos da sua controladora, Sousa e sua equipe perceberam que precisavam de mais visibilidade do seu ambiente de ameaças — e a capacidade de gerenciar efetivamente seu perfil de segurança. “Com nossa solução de segurança anterior, tivemos a entrada de vírus através de dispositivos USB, incidências de ransomware e não atendíamos aos regulamentos da nossa controladora,” disse Sousa.

PORQUE A TREND MICRO

Conhecendo os crescentes desafios enfrentados por eles, a equipe da SuperVia começou a analisar outras soluções de segurança dos principais fornecedores. Apesar da controladora da SuperVia usar as soluções da Trend Micro para proteger seus ambientes e altamente recomendá-las, esse não foi o único fator que influenciou a decisão de Sousa.

“Conhecemos a excelente reputação da Trend Micro. No entanto, após analisarmos as capacidades, como a proteção contra vulnerabilidades, sabíamos que a empresa poderia proteger nosso ambiente legado. Somos parceiros da Trend Micro desde 2015 e tem sido uma experiência muito boa”, disse Sousa.

SOLUÇÃO

Para proteger seu ambiente legado, lidar com os desafios de vulnerabilidade, proteger informações sensíveis e diminuir os problemas de compliance, a SuperVia instalou o Trend Micro™ SmartProtection para Endpoints. A solução é alimentada pela segurança XGen™, que infundi machine learning de alta fidelidade e mistura técnicas de proteção contra ameaças para eliminar gaps de segurança em todas as atividades do usuário e em todos os endpoints. “Esta abordagem de multicamadas protege o nosso ambiente legado contra ransomwares, malware desconhecidos, ataques direcionados e outros exploits”, disse Sousa.

Com o SmartProtection para Endpoints, a SuperVia ganha proteção para seus endpoints, USB’s e drives removíveis e servidores de arquivos. A solução oferece segurança pró-ativa contra ameaças e vulnerabilidades para proteger os sistemas e aplicativos antigos da SuperVia.

A solução também inclui controle e criptografia de aplicativos de endpoint, bem como gestão centralizada com o Trend Micro™ Control Manager. “As soluções da Trend Micro oferecem diversas vantagens em relação aos produtos do concorrente—gostamos das capacidades de segurança incorporadas em soluções como o OfficeScan™ e VulnerabilityProtection”, disse Sousa.

RESULTADOS

Desde que instalou o Trend Micro™ SmartProtection para Endpoints, a SuperVia viu uma melhoria dramática em sua segurança de forma geral. Desde o começo, a solução aumentou a visibilidade da paisagem de ameaças da empresa e protegeu todo o ambiente legado contra as vulnerabilidades. “Nos últimos dois anos, o Trend Micro SmartProtection para Endpoints deteve mais de 18 mil ataques e melhoramos nosso compliance em 100%,” disse Sousa.

O Trend Micro™ Control Manager também entregou benefícios significativos para a equipe de segurança de TI da SuperVia. Com a gestão centralizada, eles têm visibilidade de várias camadas da infraestrutura de TI para administrar os potenciais riscos. O Control Manager simplifica a administração da segurança e a imposição de políticas, o que ajuda a reduzir os custos de gestão de segurança. “Melhoramos nossa eficiência de TI em mais de 50% desde que começamos a usar o Control Manager—ele realmente facilita a gestão da segurança”, disse Sousa.

 

O maior benefício é a tranquilidade de saber que o ambiente de TI da SuperVia está protegido contra ameaças cibernéticas. “Mesmo com nosso ambiente muito complexo, confio totalmente na Trend Micro e acredito que eles oferecem a melhor solução de segurança no mercado atual,” disse Sousa.

O QUE VEM POR AÍ?

Com sistemas, aplicativos e informações vitais que precisam ser protegidos, Sousa e sua equipe estão sempre buscando formas de se manter protegidos contra as novas ameaças e ameaças em evolução. Com seus sistemas, aplicativos e estações de trabalho protegidas, a SuperVia começou a se concentrar em proteger seus servidores. “Planejamos atualizar nossos servidores e instalar a solução Trend Micro Deep Security”, disse Sousa.

Categorias

Veja outras publicações

Menu