Trend Micro Alerta: 65% dos ambientes de industriais estão com sistemas operacionais desatualizados

Pesquisa detalha as ameaças críticas enfrentadas pelos sistemas IoT Industrial (IIoT)

Joint Venture IIoT da Trend Micro, a TxOne Networks, lança novo sistema industrial de prevenção de invasões (IPS) para detecção e bloquio de explorações em ambientes de tecnologia operacional (OT)

São Paulo, abril de 2019 – A Trend Micro lança um relatório que aponta as ameaças que redes de manufatura enfrentam com tecnologia obsoleta, incluindo riscos à propriedade intelectual e aos processos de produção. O relatório “Protegendo Fábricas Inteligentes: Ameaças aos Ambientes de Fabricação na Era da Indústria 4.0” descreve a dimensão de segurança de uma nova era para a fabricação conduzida pela IoT e conectividade por toda parte. Neste ano, os fabricantes estão investindo pesadamente na convergência da tecnologia operacional tradicional (OT) com as redes de TI, adicionando novas tecnologias aos ambientes que ainda são vulneráveis ​​a problemas já conhecidos há mais de dez anos, como o Conficker.

“Indústria 4.0 oferece oportunidades inigualáveis ​​para aumentar a produtividade, melhorar as eficiências de processamento e realizar manufatura sob demanda, mas também altera dramaticamente o modelo de risco de ameaças para essas instalações”, disse Steve Quane, vice-presidente executivo de Network Defense e Hybrid Cloud Security para Trend Micro. “Como esta pesquisa descreve, a convergência de TI e OT poderia ter um impacto sério nas linhas de produção, podendo levar a perda de IP e vantagem competitiva.”

O relatório destaca a única tripla ameaça enfrentada pela manufatura, incluindo os riscos associados a TI, OT e IP. As redes de operações anteriormente isoladas estão sendo conectadas à rede de TI para ganhar eficiência, mas isso expõe protocolos proprietários inseguros e equipamentos OT com décadas de funcionamento e que geralmente não são atualizados com frequência suficiente devido à sua criticidade. Há uma grande disparidade entre as operações significativas realizadas por esses dispositivos e o fato de que eles operam há anos com vulnerabilidades conhecidas.

De acordo com o Gartner, “as redes e ativos do OT, e suas implicações de segurança, foram descobertos e não gerenciados por muitos anos. Como resultado, as redes OT atuais são segmentadas com uma combinação de protocolos de produção, ativos não identificados, sistemas e dispositivos antigos. Esses componentes industriais têm muitos canais de comunicação inseguros para as redes corporativas e de TI, e utilizam diferentes arquiteturas de fornecedores e padrões de segurança. ”

Além de manter a infraestrutura antiga com fraquezas conhecidas, novas vulnerabilidades estão sendo descobertas com mais freqüência do que nunca nesses sistemas. As vulnerabilidades de dia zero adquiridas em interfaces homem-máquina (IHMs) de sistemas de controle industrial aumentaram em mais de 200% em 2018 em comparação com o ano anterior. Os fabricantes ficam, assim, expostos a malwares direcionados e de commodities, incluindo ataques de mineração em tempo real, que podem prejudicar os principais processos de produção, consumindo energia de processamento e causando latência na rede. O ransomware também é uma grande ameaça para os fabricantes se o ataque afetar a produção.

TxOne – Joint Venture IIoT Industrial

A Trend Micro e a Moxa – líder em comunicação industrial e redes de comunicação – apresentam no HannoverMesse (de 1 a 5 de abril, em Hannover – Alemanha) sua primeira oferta conjunta de segurança. O novo sistema industrial de prevenção de invasões (IPS), que está na versão beta, detecta e bloqueia explorações comuns e fornece controle de lista branca em ambientes de tecnologia operacional (OT). 

“Em cinco meses desde a formalização de nossa joint venture de segurança industrial, estamos felizes em oferecer nossa solução para enfrentar os pontos fracos de segurança predominantes em ambientes industriais”, disse Eva Chen, CEO da Trend Micro, que é a parceira majoritária da TXOne Networks. “Atendendo às necessidades dos principais fabricantes e dos operadores de infraestruturas críticas, produzimos a melhor propriedade intelectual existente nas empresas parceiras. O resultado é uma resposta personalizada que vai além das ferramentas de segurança tradicionais para mitigar os desafios complexos ”.

Sobre a Trend Micro

A Trend Micro Incorporated, líder global em soluções de segurança cibernética, ajuda a proteger o mundo virtual para o intercâmbio de informações digitais. Nossas soluções inovadoras para consumidores, empresas e órgãos governamentais oferecem segurança em camadas para data centers, ambientes de nuvem, redes e endpoints. Todos os nossos produtos operam juntos para compartilhar informações de ameaças e oferecer recursos de segurança com visibilidade e controle centralizados, gerando uma proteção cada vez mais forte e ágil. Com mais de 6 mil funcionários em mais de 50 países e a inteligência global contra ameaças mais avançada do mundo, a Trend Micro protege o seu mundo conectado. Para saber mais, acesse www.trendmicro.com.br.

Informações sobre a Trend Micro para a imprensa:

RPMA Comunicação
Cecília Ferrarezzi – cecilia.ferrarezzi@rpmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5967
Alisson Costa – alisson.costa@rpmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5918
Thais Amaral – thais.amaral@rpmacomunicacao.com.br – (11) 2244-5953

Categorias

Veja outras publicações

Menu