Perfil das defesas e práticas de segurança 2019

Para combater as ameaças digitais emergentes, os times de desenvolvedores de soluções de cibersegurança criam produtos cada vez mais avançados e inteligentes. Veja quais estão sendo referência este ano

As pesquisas da Trend Micro apontam claramente para um aumento da sofisticação e da complexidade dos ataques de hackers, fazendo deles ameaças ainda maiores para indivíduos e empresas em todo o mundo. Felizmente, à medida que os criminosos se tornam mais habilidosos e criativos, aqueles que trabalham para proteger nosso mundo conectado também evoluem, trazendo novas soluções e agregando tecnologia de ponta às ferramentas de defesa.

Sendo assim trouxemos uma lista com as principais tendências e tecnologias que se consolidam para manter os criminosos fora de seus computadores, servidores e redes, protegendo sua vida digital:

  • Defesa multicanais

O conceito de proteção digital já há algum tempo deixou de ser baseado em soluções individuais periféricas e passou a agrupar serviços integrados, e esta tendência deve se intensificar ainda mais. Com o forte crescimento do uso de nuvem, a geração atual de ferramentas consegue oferecer defesas conectadas em ambientes locais, híbridos e em nuvem, protegendo de forma integrada todos a organização.

  • Proteção contra engenharia social

Os golpes de manipulação do alvo para obter senhas e acessos ilegais vêm crescendo em todos os segmentos, em boa parte porque a engenharia social consegue frequentemente superar os sistemas tradicionais de defesa. Por isso, vale a pena investir nas soluções mais recentes, que conseguem perceber anomalias no teor dos emails e comunicações que os colaboradores recebem, evitando que sejam enganados e levados a ceder senhas ou realizar operações para criminosos sem que percebam.

  • Ransom em baixa, BEC em alta

Enquanto os ataques de ransomware vêm caindo – em boa parte graças às defesas mais inteligentes e às ferramentas com novos recursos de detecção – os ataques de comprometimento de email corporativo (BEC) têm ganhado espaço. Os números ainda não são grandes, mas tendem a crescer, por isso é recomendado investir em defesas que já contem com recursos de detecção de padrão de escrita para identificar possíveis fraudes deste gênero.

  • Phishing ainda perigoso

Embora antigo, o problema do phishing ainda segue bem ativo, com aumento na casa de 260% dos URLs deste tipo entre 2017 e 2018, e com a mesma tendência se mantendo para este ano. Aqui, defesas de endpoint ajudam muito a evitar que usuários desavisados consigam baixar malware para suas máquinas sem perceber.

  • Uso avançado de inteligência

A evolução das ameaças requer uma capacidade enorme de adaptabilidade por parte dos sistemas. Por isso entre as tendências das soluções líderes do mercado está a adoção de machine learning de alta fidelidade e em tempo real, que oferece uma capacidade sem igual de detectar, avaliar e responder a anomalias e potenciais ameaças de forma rápida e proativa. 

Além disso, as melhores soluções do mercado atual são apoiadas por redes de inteligência de ameaças, que pesquisam e divulgam informações de novos perigos, deixando seus sistemas sempre prontos para resistir a ataques de qualquer natureza.

  • Defesas contra dia-zero

Os ataques de dia-zero reduziram o ritmo de crescimento, mas seguem como ameaças sérias para sistemas de todos os tipos. A resposta para estas ameaças vem na forma de vacinas digitais, fortalecidas pelas redes de inteligência de defesa, que criam regras de segurança que impedem o exploit das vulnerabilidades até a liberação de patches definitivos dos fabricantes.

Referência em proteção

O agravamento da incidência de cibercrimes tem aumentado a pressão sobre as empresas de segurança digital, o que faz com que as soluções mais consagradas e confiáveis do mercado se destaquem cada vez mais. Produtos como o TippingPoint da Trend Micro reúnem estas características e muitas outras, como inspeção SSL on-box, análise em tempo real para alto tráfego de dados, inspeção assimétrica de dados em redes e muito mais. Na prática, isso se revela um fator importante para manter uma operação segura e com boa performance da empresa, com proteção consistente de rede e dados, que acompanha o desenvolvimento e as necessidades do negócio.

Para organizações que precisam do que há de melhor e mais avançado para proteger dados sensíveis, valores e similares, a recomendação é que se invista em soluções como esta, que estão à frente dos hackers e podem, efetivamente, manter sua empresa segura neste cenário complexo de ameaças.

Categorias

Veja outras publicações

Menu